Institucional
A Ecosfera elabora e executa Projetos Educacionais interdisciplinares com o objetivo de oferecer aos Educadores experiências e conhecimentos que possam contribuir para o processo de ensino/aprendizagem do aluno com base na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e nas atuais metodologias de ensino.
Segundo a BNCC oportunizar "Estudos de Campo" proporcionam vivências que contribuem para a compreensão do aluno em relação ao meio social, ambiental e científico, promovendo assim mudanças atitudinais, reflexivas e na sua percepção espacial.
Dessa forma, o aluno torna-se um agente moderador mais consciente de suas ações buscando assim o bem comum da sociedade, e ainda, cria oportunidades para o desenvolvimento de suas habilidades e competências que irão contribuir também para sua futura carreira profissional.
O que diz a Neurociência
A Neurociência surgiu no intuito de compreender melhor o pensamento, as emoções e o comportamento humano tendo como foco o cérebro, sua organização (processos em geral), sua complexidade... e como podemos potencializá-lo.
Somos dotados de um Sistema Nervoso (SN) que nos permite interagir com o meio e reagir aos estímulos em que estamos expostos, selecionando nosso comportamento. As células nervosas (neurônios) comunicam entre si (sinapses) para processar as informações, interpretá-las e gerar reações de acordo com a ocasião. Essas reações variam de indivíduo para indivíduo, pois...
“Possuímos o mesmo hardware, mas com softwares diferentes” !
A partir daí entramos na individualidade de cada ser considerando suas vivências e experiências, e que deve ser respeitada. Porém, quando trabalhamos em grupo podemos promover ações mais direcionadas produzindo estímulos padronizados, que através da socialização, da troca de experiências e de conhecimentos torna a aprendizagem mais uniforme, sem interferir na individualidade de cada um.
Quanto mais estímulos permitirmos, mais "sinapses cerebrais" serão criadas promovendo o aprimoramento e o desenvolvimento intelectual do indivíduo, tornando-o capaz de reagir ao meio de forma mais coerente, precisa e produtiva.
“Toda ação é resultado de um processo neurológico, que se bem
adaptado trará mais êxito em sua resposta.”
Nosso trabalho se baseia em estudos atuais da neurociência como ferramenta científica na qualificação do processo educativo, aliado ainda aos processos técnicos, interativos e pedagógicos. A maneira como usufruímos dos nossos sentidos atualmente pode ser aprimorada, com o objetivo de aproveitarmos melhor nossas experiências cotidianas, tornando o processo ensino/aprendizagem mais eficiente e prazeroso.
Para mais informações e detalhes da nossa proposta acesse nossos canais de comunicação e agende uma visita.
Será um enorme prazer atendê-los!
Cordialmente,
Equipe da Ecosfera.